Quem me ensinou as vantagens de ser paciente

Quando encontrei o antigo núcleo Barra da Tijuca da Moy Yat Ving Tsun através de um anúncio online e iniciei minha experiência com o “Kung Fu” – como eu chamava à época –, fui acolhido por Ursula Lima, atualmente mestre e líder da família Moy Lin Mah. Percebi logo nas primeiras práticas com o Ving Tsun Experience que ela era a principal representante da família Moy Jo Lei Ou, liderada pelo meu futuro mestre, Julio Camacho, e irmã Kung Fu do mesmo.  

Mestra Ursula Lima e Mestre Sênior Julio Camacho

Todos os desafios de estar a frente de uma instituição e de uma arte que tinha grande parte do seu reconhecimento no Brasil por filmes de ação, golpes e acrobacias, além de tradicionalmente conduzida por homens, foram por ela encarados com muita leveza. De algum jeito, mesmo que ela não falasse durante longos períodos, percebi, por sua postura, que ela era muito forte e que sabia aguardar o momento certo para falar a coisa certa. A postura de Ursula Lima desfez sutilmente qualquer encantamento que eu tinha com a ação dos golpes. Ela me mostrou que “Kung Fu” poderia ser muito mais que isso. Uma marca estava feita em mim, um ensinamento foi realizado.

Eu e Mestra Ursula Lima, em uma demonstração pública

Quando penso sobre como me aproximei do Sistema Ving Tsun e decidi seguir dentro da família Kung Fu, principalmente por que estabeleci uma relação vitalícia com meu Si Fu, me vem à mente a paciência zelosa da mestra Ursula Lima. Ela não precisava tentar me convencer de nada, apenas conduzir minha curiosidade espontânea e as experiências que eu tinha no Mo Gun para que eu olhasse para o ambiente, como um todo, e fizesse meu melhor. E isso me acalmava, pois percebi que tudo tinha um tempo apropriado para se manifestar, e que eu não precisava ter pressa. Desde pequenos “sermões” sobre como eu era desatento e às vezes magoava meus irmãos Kung Fu, ou quando reconhecia minhas potencialidades se manifestando e apontava elas, ou até quando ela tratava da minha dificuldade em me comprometer com uma tarefa simples e levá-la até o fim, tudo isso foi visto por mim como uma oportunidade de me aproximar do meu Si Fu e como parte da experimentação do sistema Ving Tsun.

Meu Si Hing Guilherme de Farias, Mestre Felipe Soares e Mestra Ursula Lima no antigo núcleo Barra-Recreio

Hoje, a frente da Família Moy Lin Mah, seus To Dai, alunos e discípulos têm a oportunidade direta e diária de compreender, assim como compreendi, as vantagens de ser paciente, além de, claro, muitas outras coisas que precisam, em suma, de tempo e ambiência para se manifestarem.

Mensagens populares deste blogue

The genesis of the opportune moment

A humanidade no movimento feito solitariamente

Guarda